ForJeri

300 km de bike no litoral Cearense

De repente alguém sugere em um email ... Vamos pedalar de Fortaleza à Jericoacoara? A passagem de avião está em promoção!!! Só 99 reais ...
E é examente assim que começa a idéia de mais uma aventura de viajar pelas praias do litoral do nordeste, de bicicleta.

CINCO AMIGOS
Sérgio Camargo é fotógrafo e chef de cozinha, apesar da barriga já pedalou de Salvador a Maceió, de Natal a Maceió e de Pipa a Fortaleza em outras 3 cicloviagens, sempre pela areia.
Janice Pereira é psicóloga, consultora de RH e professora, moderadora do grupo Rebas do Cerrado, maior grupo de MTB do Brasil com mais de 3.000 membros, é sua estréia nas praias.
Márcio Bittencourt é da Marinha, marido de Janice, tem conhecimentos profundos de navegação e fez a última cicloviagem com Sérgio e Léo, de Pipa a Fortaleza (700km).
Demeure Ribeiro é empresário de informática, pedala mais de speed na estrada, muito experiente, já fez provas de Audax 200, 300 400 e 600km, estreando agora no pedal pelas areias do Brasil, é responsável pela logística.
Rogério Carneiro, funcionário público federal, não vai pedalar, mas estará fazendo um importante trabalho esperando o grupo nas cidades e praias de destino com um carro de apoio e as cervejas geladas.





Planejamento

QUASE NENHUM
Tentamos combinar um ou outro detalhe em reuniões mas muitos detalhes das viagens que fazemos são decididos na hora e no local em que é preciso decidir, para desespero dos novatos e dos perfeccionistas. Geralmente temos uma passagem de ida, a de volta e um tracklog (percurso) de referência traçado através de mapas ou fotos satélite da região. Nesse tracklog marcamos os pontos principais (balsas, pedras, rios, dunas, estradas alternativas, etc) e o introduzimos no GPS.
E quando a situação se complica ou surge alguma dificuldade, prevalece a experiência dos mais viajados, de quem conhece a região ou a decisão da maioria do grupo. Geralmente funciona.





MATERIAL
Itens em excesso é igual a peso morto. Leve somente o necessário. É importante lembrar que a roupa vai dividir espaço nas mochilas ou alforges com o material de manutenção da bike.
Duas roupas para pedalar, preferencialmente compridas. Roupas comuns que façam pouco volume ou de secagem rápida. E por falar em secagem rápida, uma cordinha para servir de varal facilita a vida na hora de estender a roupa molhada.
No item manutenção não esqueça o óleo lubrificante. A maresia não perdoa e a bike volta detonada.



EMBALANDO A BIKE
Mais uma vez aproveitando a idéia do mala bike tabajara made in Sergio Dart, preparamos as bikes para viagem usando um rolo de filme PVC de 300 metros (suficiente para embalar 4 bikes), R$ 13,50 no Atacadão da Asa Norte e alguns pedaços de papelão grosso. Muito mais prático e econômico que usar mala bike.
Depois que despachamos as bikes soubemos que algumas regras da GOL mudaram em relação ao despacho de bagagens. Mas como as bikes estavam bem acondicionadas, não tivemos problemas. Apenas assinamos um termo de responsabilidade por usar "embalagem simples".






BIKE MAIOR E MAIS PESADA
Muita bagagem e bikes aro 29 igual a excesso de peso e taxa extra 



Cumbuco-CE

INÍCIO DO PEDAL
25/02/2012
Alugamos uma van para o translado entre o aeroporto e Cumbuco, onde começou o pedal. Mas antes demos uma paradinha para almoçãr na churrascaria Sol e Brasa, em Fortaleza.
Pernoitamos na Pousada Brace, gerenciada pelo Seu Raimundo, um senhor muito simples e atencioso.
Pela manhã tomamos café no bar da tia Lili, amiga do Seu Raimundo.








Faixa de areia extensa, maré baixa e vento a favor: condições ideais para um bom pedal pela praia.

Chegada em Paracuru-CE




Centro de Paracuru-CE - Praça e Igreja Nossa Senhora dos Remedios.




GELO NO GALO
Janice "Aspira" gostou da cidade e comprou um terreno no centro de Paracuru. Tombinho de iniciante, nada de grave.

HOTEL VENTO BRASIL PARACURU-CE



Ótima hospedagem e preço justo. Roupa de cama de excelente qualidade, piscina aquecida, atendimento de primeira, quartos amplos, instalações confortáveis e bem localizado.



Pedras da praia de Paracuru e a foz do Rio Curu

Para prosseguir pela praia de Paracuru é preciso esperar a maré baixar ou seguir pela estrada paralela.



Mesmo com a maré baixa não conseguimos atravessar o rio. Tivemos que voltar com vento contra pelo menos 2 km, subir uma duna para acessar a estrada mais próxima. Dart procurou uma passagem em varios pontos do rio mas sem sucesso. O fundo é de areia e a profundidade chega a 1,5m dificultando a passagem com bikes mesmo sem bagagens.


RIO CURU COM MARÉ BAIXA
Não tem barqueiro para atravessar na praia, só no mangue. A opção é seguir a estrada, descer em uma propriedade particular e passar pelo mangue até voltar para a beira do rio.




E AGORA?
Decidimos pegar a direita na bifurcação da foto. Se seguíssemos em frente chegaríamos em Poço Doce e logo depois em uma ponte sobre o rio Curu.


Optamos em seguir o caminho sugerido pelos nativos que passavam pelo caminho e também para tentar encurtar o trajeto. Atravessamos o mangue e novamente o rio Curu apareceu no nosso caminho. O barqueiro estava do outro lado do rio e demorou para aparecer.



DEPOIS DE ALGUM TEMPO PERDIDO procurando um local para atravessar o rio Curu, finalmente encontramos o barqueiro, Seu Manoel.



DUNAS
Depois do rio vem as dunas. A areia não é mole mas também não é pedalável.





Chegada em Lagoinha-CE


Na ponta da praia de Lagoinha só é possível passar com a maré baixa por conta das pedras. A opção na maré alta passar em um caminho estreito junto à cerca da propriedade do Sr. Luciano Cavalcanti ou pedir passagem pelo portão. O cara é gente boa e deixa todo mundo passar.
Entre Paracuru e Lagoinha percorremos apenas 25 km. Perdemos muito tempo tentando atravessar o rio Curu.


Lagoinha-CE
26/02/2012



Apoio sempre por perto

Quando menos se esperava lá estava o nosso apoio Rogério. Fotografando, colhendo informações nas cidades mais próximas ou simplesmente nos encontrando na beira da praia com uma geladinha no isopor.


"STOPBEER" EM GUAJIRÚ-CE


Chegamos em Jeri. Hoje saímos de Icaraí às 9h, nos despedimos da Janice que voltou pra Brasília, pedalamos até Itarema pela CE-085 que está um tapete (65 km), almoçamos um delicioso PF de "6 reaus", o Bittencourt ficou e esperou o Rogério que tinha levado a Janice até Itapipoca com o carro de apoio. Seguimos eu e Demeure até Jijoca de Jericoacoara, encontramos com os dois no meio do caminho. Esse foi o único trecho de asfalto pedalado, 130 km.

Com maré baixa a praia e a travessia dos rios é tranquila. Fizemos 10km em 52 minutos com direito a parada para várias fotos.
Nosso apoio Rogério seguiu para Mundaú.
Depois de apenas 39 km pedalados no dia, um peixe inteiro e aproximadamente 9 litros de cerveja o Dart capotou. O gordinho não é mais o mesmo.

Em busca do GPS perdido

Paramos alguns km depois da praia de Baleia aguardando o Dart que voltou para procurar o GPS.
Mais tarde, revendo as filmagens, percebemos que o aparelho se soltou do suporte e caiu na beira da praia onde havia uma grande concentração de algas e bem longe do caminho dos outros ciclistas.

No litoral do CE encontramos o BPTUR em todas as praias desde Cumbuco-CE, um policiamento específico das praias. Os policiais passaram bastante informações e nos acompanharam por vários quilômetros até a área final do patrulhamento na localidade de Caetanos.

































Chegando em Jeri


90 km pedalados hoje, faltam uns 50. Eu e Demeure com vento nas costas estamos fazendo média de mais de 30km/h. Janice foi embora e Bittencourt ficou em Itarema, fez uma cirurgia de coluna recentemente e não quis forçar



























Partiu
Final da viagem, voltando pra Fortaleza






Embalando as bikes
Domingo, 4/3/2012

As amigas de Sumpaulo Eliane e Camilla que nos ajudaram a embalar as bikes e vieram de Jeri no mesmo carro. Ficaram impressionadas com o mala bike tabajara system by Dart. Fim de férias, chegaremos em Brasília às 21h e saímos de Jeri às 8h... Um dia inteiro perdido pra viajar.



Arquivo tracklog para bike


Clique no link para baixar o trajeto feito de bike

Arquivo GTM para GPS da viagem de Cumbuco à Jericoacoara-CE






Comentários

Postagens mais visitadas