Subindo o Corcovado via Vista Chinesa

Enfim, subi o Parque Nacional da Floresta da Tijuca, pedalando, é claro.

Como era a primeira vez que enfrentaria a subida, a ideia inicial era reconhecer o caminho até a Vista Chinesa e, se tudo estivesse bem, seguir até a Mesa do Imperador. Apesar da subida íngreme, o esforço é amenizado pela temperatura do local e a sombra das árvores. Com esses incentivos o pedal rendeu e resolvi esticar até o Alto da Boa Vista e, por fim, cheguei ao Corcovado. Mas antes de chegar ao topo do Cristo, acabei descendo por engano até o Mirante Dona Marta. A região é lindíssima e muito propícia para quem gosta de pedalar, correr ou caminhar. Durante a subida encontrei vários ciclistas usando a estrada para treinar ou simplesmente passear. Uma pista asfaltada que antes era usada para dar acesso ao Cristo Redentor, hoje tem o trânsito proibido para carros, porém, é liberado para as bikes. Em vários momentos, ao longo da estrada, é possível parar nos mirantes para observar o visual da cidade e se refrescar em "duchas" que canalizam a água das nascentes.
A subida do Corcovado é relativamente curta mas exige um grande esforço do ciclista. A estrada é de mão dupla, com curvas bem acentuadas, e é preciso tomar cuidado com o vai e vem das vans que levam os turistas até o monumento. Para quem pretende conhecer o Cristo, o ingresso deve ser adquirido antes de subir.
O Parque Nacional da Floresta da Tijuca tem várias opções de caminhos e todos valem o esforço da subida.

1. Muito legal! Espero um dia conseguir fazer este trajeto sem "morrer" no caminho... rsrsrs...

2. Uau! Morri só de ver a altimetria! Pai, o sr. é dow-tromundo! rs

3. Rapaz...
    Estou na pilha de fazer esse trajeto, mas todos me falam que é muito perigoso!

1. Rafael o caminho é seguro e bem policiado, principalmente nos fins de semana. Muitos ciclistas e corredores utilizam o local para treinar ou apenas como lazer. Pode fazer tranquilamente. Na Vista Chinesa, por exemplo, tem uma viatura da PM constantemente.

2. Me mande seu contato que a gente a marca pra subir.

4. amigo t^afim de subir ai na quinta.

5. onde posso deixar o carro com segurança, quero fazer a orla e subir o Cristo passando pela pedra da gávea.

1. Se você quer começar pela orla, deixe o carro na Lagoa Rodrigo de Freitas e siga em direção à praia do Leblon. Pegue a Av. Delfim Moreira e Niemeyer
      até São Conrado. Em seguida acesse a Estrada da Canoa/Pedra Bonita em direção ao Alto da Boa Vista. Chegando no Alto da Boa entre a direita logo
      depois do posto de combustível. Siga as placas da Paineiras ou Corcovado. São aproximadamente 35 km entre a Lagoa e o Cristo.

Uma outra opcão é sair da Lagoa em direção à Rua Pacheco Leão (lateral ao Jardim Botânico) seguindo até o final onde fica o acesso da Estrada da
      Vista Chinesa. Daí é só descer até o Alto da Boa Vista e de lá até o Cristo pela Paineiras.

Sugiro que a volta seja feita pela Estrada da Vista Chinesa.