Pedal que virou escalada empurra bike

O trecho dentro da ReBio Contagem era pra ser trilha de bike mas era tanto morro paredão que virou escalada de empurra bike.

A proposta era uma caminhada de exploratória de 14 km, dentro da Reserva Biológica de Contagem, para ver se o percurso renderia mais uma trilha, de bike/caminhada.

Dia bonito, céu azul e lá fomos nós para o reconhecimento de um traçado desenhado em imagens satélite.

Éramos cinco caminhantes e dois ciclistas, todos bem preparados fisicamente e com alguma experiência no uso de rotas de GPS.

Esse dia de exploratória serviria para ajudar em futuros planejamentos de abertura de trilha na borda da Chapada da Contagem em parceria com os Caminhos do Planalto Central.

A entrada na ReBio Contagem foi feita pelo acesso ao lado do Condomínio Vivendas Bela Vista, no Grande Colorado, um dos pontos mais altos da região de Sobradinho. O visual do alto é incrível, com vista privilegiada da chapada Contagem, de Sobradinho e uma parte da Fercal.

Ao começarmos a descida é possível notar muitas pedras soltas resultantes de erosões causadas pelo curso das águas das chuvas mais também, e principalmente, pelo tempo em que o local foi utilizado para a prática de trilha com veículos motorizados, especialmente as motos, que geraram valas bem características no solo. Em determinado ponto, na passagem de uma encosta, onde as motos também deixaram marcas, o mato estava tão alto que encobria os trilheiros e mal víamos onde estávamos pisando. Esse, porém, não foi o momento mais complicado. O trecho mais difícil ainda estava por vir.


Paredão a vista e lá fomos nós. Depois de atravessar o Córrego Contagem começaram as subidas, inicialmente em estradas mais largas e, depois da Fazenda Buraco, a trilha continuava no “single track” nas cristas dos morros. E foi então que começaram as escaladas, com ribanceiras de ambos os lados e inclinações que chegaram em 49% em alguns trechos. Se já estava difícil subir para os caminhantes imagine para os ciclistas que estavam com as bikes. Esforço dobrado. Em vários momentos os integrantes do grupo precisaram de paradas para recuperar as forças, hidratar e se alimentar. Mesmo dentre os experientes o cansaço era visível. O trecho de inclinação mais íngreme e arriscado, com menos de 2 km de extensão, levou quase duas horas para ser transposto.

Em determinado momento até achamos que não haveria passagem e que seria necessário voltar. Porém, depois de analisar as imagens satélite, o trajeto e a quilometragem até o topo verificamos que faltavam menos de 500 metros para atingirmos o topo. Mais uma parada para descanso e hidratação e lá fomos nós para os últimos metros para chegar ao topo.

 

Antes mesmo de concluir a trilha já tínhamos chegado a conclusão de que, mesmo para um trajeto relativamente curto, a trilha não serviria para uso com bike e que, para caminhantes, só para aqueles que estejam com excelente preparo físico. 



Chegamos todos bem, fisicamente um pouco desgastados, mas conseguimos atingir o objetivo. 

Experiência, confiança, cautela e respeito aos limites do corpo foram essenciais para vencer os obstáculos nessa aventura dentro da Chapada de Contagem.

Todos os registros em fotos e vídeos podem ser acessados no link Álbum 2021-04-01 Rebio Contagem

Para detalhes de altimetria e tracklog acesse meu Wikiloc

Até a próxima!



 



Comentários

Postagens mais visitadas